quarta-feira, 21 de abril de 2010

O REI DAS HORTALIÇAS


Pesquisa divulgada na quinta-feira pela Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem) comprovou avanços no segmento de hortaliças no país - e que o tomate é o grande líder do ramo. Conforme a entidade, só em vendas de sementes de hortaliças em geral foram R$ 307 milhões em 2008. Mas há muitos outros destaques, como o fato de a atividade ocupar cerca de 700 mil hectares, envolver 700 mil produtores e contar com mais de 80 espécies cultivadas. A Abcsem informou que a cadeia produtiva do tomate, que ocupa uma área plantada de 55 mil hectares, movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano. Melancia, cebola, alface, milho doce e repolho completam a lista das hortaliças de áreas plantadas mais significativas no Brasil.

PRODUTOS ORGÂNICOS


A empresa CRESCENTE FÉRTIL, situada na cidade de Ibiapina no estado do Ceará, lançou este mês sua linha de produtos para a agricultura orgânica, a empresa esta inovando nesta linha por sentir que o mercado de orgânicos tem crescido acentuadamente.
Em nossa região encontramos vários produtores de hortaliças, maracujá e acerola todos no produzindo organicamente, e este tem dificuldades de comprar produtos certificados para este fim, esse relato é do sócio da empresa.
Hoje se encontra a pronta entrega cerca de 13 produtos para o uso na agricultura orgânica, todos selados pelas certificadoras IBD e/ou ECOCERT, além de produtos naturais como fosfato natural e torta de mamona.

TOMATE INFINITY DA SERRA DA IBIAPABA



O conhecido tomate Infinty, comercalizado pela CRESCENTE FÉRTIL na serra da Ibiapaba no Ceará, tem tido grande aceitação pelos produtores por mostrar grande potencial de produção, um bom vigor e com cachos com tomates classificados como de primeira na CEASA local.
Os produtores de Guaraciaba do Norte conseguiram cachos que pesaram entre 1,5 a 2,1 kg, tendo assim uma produtividade cima de 10 kg por plantas, pois os mesmo deixam as plantas com 10 a 12 cachos. Para ilustrar melhor, produtores que colheiram 1400 cx de primeiras só tiveram apenas 78 cx de segunda
O que mais impressionou os produtores foi o vigor das plantas pois as mesma com a presença de chuvas estão ainda com suas folhas bem tenras e sem problemas de ataques de nenhum patógeno.
O tomate INIFITY tem como característica ser tolerante ao geminivirus, pois é um problema limitante para o aumento da produtividade, por deixar a planta sem o seu desenvolvimento natural, "frisando" os brotos de crescimento.

BRASILEIRO COME MAIS FRUTA E MENOS FEIJÃO


Os brasileiros estão comendo mais frutas e hortaliças e menos feijão. O dado é de uma pesquisa divulgada ontem pelo Ministério da Saúde que mostrou também um aumento do número de sedentários. O levantamento foi feito por telefone com 54.367 pessoas nas capitais do país.
Em 2006, 71,9% da população adulta comia feijão pelo menos cinco vezes por semana. Em 2009, a proporção caiu para 65,8%. O ministro José Gomes Temporão (Saúde) disse que a queda é preocupante porque o alimento é importante fonte de fibras e proteínas.

Para Déborah Malta, uma das responsáveis pela pesquisa no ministério, a principal causa da queda se deve ao tempo que o feijão requer para ser preparado. Com um ritmo de vida cada dia mais corrido, as pessoas acabam por optar por comidas mais rápidas, incluindo as industrializadas. Além disso, as pessoas passaram a comer mais vezes fora de casa.

Outro reflexo do mesmo fenômeno é o consumo de refrigerantes e sucos artificiais, que ocorre ao menos uma vez por semana para 76% dos adultos.

A boa notícia do perfil alimentar do brasileiro é o aumento do consumo de pelo menos cinco porções diárias de frutas e hortaliças, que subiu de 7,1% para 18,9% da população de 2006 a 2009. Mesmo com o índice ainda baixo, Malta acredita que o aumento reflete uma maior conscientização sobre a alimentação saudável.

O levantamento do Ministério da Saúde mostrou também que a proporção de sedentários no país subiu de 13,2%, em 2006, para 16,4% três anos depois. São pessoas que não fazem nenhuma atividade física.

Os representantes do governo afirmam que o trânsito, que reduz o tempo para o lazer, a violência e a falta de praças e parques agravam o problema.

Não por acaso, a cidade de São Paulo é a capital onde menos pessoas praticam atividades físicas em quantidade suficiente, ou seja, pelo menos 30 minutos diários em cinco dias da semana. A cidade, por outro lado, tem o segundo menor índice de sedentarismo.

A capital com mais pessoas que não fazem nenhum exercício é o DF: 20% dos adultos.

Para Marisete Peralta, professora da UnB (Universidade de Brasília), o fator que mais contribui para o avanço do sedentarismo é o desenvolvimento tecnológico. Exemplos: com a internet, não é preciso mais sair de casa para fazer compras; e, com remédios que ajudam a controlar doenças como o colesterol, as pessoas acabam dispensando os exercícios físicos.

Folha de São Paulo