sexta-feira, 15 de maio de 2009

O Elemento Boro para a Cultura do Tomate


O Boro é importante para a formação da parede celular, para a divisão e alongamento das células. Na ausência de Boro, o desenvolvimento do tecido é paralisado, com a morte da gema terminal. Esses sintomas são semelhantes aos que ocorrem com a deficiência de Cálcio. Plantas deficientes desse elemento apresentam internódios curtos, deformação das folhas e de frutos. É um nutriente imóvel na planta. Pode ocorrer tambem, como afirmam alguns autores, uma leve clorose internerval nos folílos das folhas jovens, que permanecem pequenas, enroladas para dentro e se deformam.

Nesta época do ano aqui na Serra da Ibiapaba no Ceará, observa-se que muitos produtores tem perdidos muitos quilos ou mesmo muitas caixa de tomates devido ao que eles chamam de " cara de gato" conhecido como lóculo aberto, que é caracteristico pela exposição da placenta dos frutos de tomates. Tem-se observado que esta deficiência é mais frequente em tomates do tipo salada, pois são mais exigentes nesse micronutriente. Alguns autores associam este problema tambem ao excesso de nitrogênio no meio do crescimento.

O controle deste problema se dar com a utilização de ácido bórico em pulverizações, na concentração de 40gr/20 l de água ou com uso de produtos ricos em Boro, como o QUIMIFOL BORO mais AMINON ACTIVE. Estas pulverzações devem ser feitas de 7 em 7 dias com jatos dirigidos aos frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário